DATA: 2020-05-12 11:15:05


14,5 mil corretores já foram registrados no novo sistema da Susep

Fonte: N.F. - Revista Apólice

A plataforma contabilizou em dez dias 2,1 mil novos cadastros e 12,3 mil recadastramentos. O recadastramento deve ser realizado até o dia 31 de julho.

Mais de 14,5 mil corretores já fizeram seu registro no novo sistema da Susep, lançado há 10 dias. A plataforma online e gratuita contabilizou neste período 2,1 mil novos cadastros e 12,3 mil recadastramentos. O recadastramento deve ser realizado até o dia 31 de julho. A partir de hoje, os corretores também poderão encontrar estes e outros dados estatísticos sobre a categoria na área do site da entidade dedicada aos profissionais deste setor. O objetivo é ampliar os benefícios da modernização trazida com a nova plataforma tecnológica e dar condições aos profissionais de se observarem dentro do contexto da área. Uma das novidades é a possibilidade de visualizar a distribuição de corretores por estados do Brasil.

A Superintendência criou a plataforma do novo sistema para garantir o registro aos profissionais após o fim da validade da MP 905/2019 e durante a pandemia do covid-19. Outro avanço do sistema é a identificação por meio de foto do corretor portando o documento utilizado na hora de realizar o cadastro, a exemplo das medidas mais atuais adotadas por empresas de tecnologia e instituições financeiras. A medida garante mais segurança aos processos, com a utilização de algoritmos de reconhecimento de imagens e comparações, além do cruzamento de dados com bases oficiais. O formato também contribui para a viabilização das novas carteiras digitais de habilitação profissional que os corretores cadastrados receberão em breve.

A Justiça Federal do Tocantins negou pedido de liminar contra o recadastramento de corretores. A decisão proferida pelo juiz titular da Segunda Vara Federal do Tocantin está disponível no link.

Depois da Justiça de Tocantins ter negado liminar, foi a vez da Justiça Federal do Rio de Janeiro negar o mesmo pedido.

Na decisão o Juiz ressaltou que “acerca da alegação do requerente, de a data limite para os corretores efetuarem o seu recadastramento ser desarrazoada, face a pandemia que acomete a sociedade, o recadastramento é feito eletronicamente, através do referido sistema digital da Requerida, que, aparentemente, é simples e célere. Ademais o prazo restante de mais de 70 dias para que os interessados efetuem o seu cadastramento parece ser absolutamente razoável. … De resto, se a situação for de um sistema tão inútil e inseguro, como afirma a parte autora, a Superintendência certamente trabalhará para a correção de tais falhas”.

Canal exclusivo

Os técnicos da autarquia, desde o início do novo processo, seguem dialogando diretamente com os profissionais para fornecer informações e esclarecer dúvidas por meio do canal corretores@susep.gov.br e também com a realização de lives. A entidade recebeu 4,1 mil mensagens com dúvidas e sugestões de aprimoramento para a ferramenta, mais de 70% já foram respondidas. Ao observar que a maioria das questões são comuns, os técnicos prepararam uma seção de perguntas e respostas para facilitar a interação dos usuários com a plataforma, além do Manual do Sistema de Registro de Corretores. Tudo está disponível na área CORRETOR DE SEGUROS no site da Susep, dedicada aos profissionais do setor.

Imprima