DATA: 2018-06-25 09:46:35


Venda direta de Etanol aos postos preocupa Sindicom

Fonte: CNC - Confederação Nacional do Comércio

A Plural (antigo Sindicom) considerou preocupante a aprovação no Senado do projeto de decreto que permite a venda do etanol diretamente do produtor aos postos de combustíveis.

Foram 47 votos a favor e apenas 2 contra. A entidade sustenta que os custos extras serão da ordem de R$ 870 milhões e que é possível que ocorra perda de arrecadação. "É preocupante, ao não levar em conta as complexidades que envolvem o setor. O argumento de que trará benefícios ao consumidor carece de avaliação aprofundada", diz o posicionamento da entidade.

A Plural acredita que as usinas produtoras não possuem logística necessária - que envolve sistemas de dutos, ferrovias e bitrens - para chegar aos mais de 40 mil postos espalhados pelo Brasil. Segundo a entidade que representa as maiores distribuidoras do País, a complexa malha em funcionamento atualmente só foi possível ao longo de anos de investimento e desenvolvimento sob uma "sólida regulação que define claramente os papéis e responsabilidades de cada agente da cadeia de suprimentos".

Imprima