DATA: 2017-10-17 15:31:49


Curso inédito aborda negociações de resseguro

Fonte: Funenseg - Coordenadoria de Comunicação Social

Resseguro é o seguro das seguradoras. Trata-se de um contrato no qual o ressegurador assume o compromisso de indenizar a companhia seguradora pelos possíveis danos decorrentes de suas apólices de seguros. O contrato de resseguro pode ser feito para cobrir um determinado risco isolado ou para garantir todos os riscos assumidos por uma seguradora em relação a uma carteira ou ramo de seguros.

A aprovação das renovações de resseguro depende de uma série de métodos na hora da preparação prévia e apresentação de resultados à diretoria ou C-level específico da empresa. Com o objetivo de promover a conscientização e reflexão sobre tais métodos, a Escola Nacional de Seguros desenvolveu o inédito curso de curta duração (técnico) Resultados e Impactos das Negociações do Resseguro.

De acordo com a docente do curso, a especialista em Ciências do Seguro, Maria Larrea, a proposta é aproximar as pessoas que têm contato com cargos do comitê da empresa para apresentar os resultados das renovações de resseguro. “Os alunos aprenderão a lidar com explicações em conjunto não só com os conceitos de resseguro, mas traduzir isto na conta de perdas e ganhos e na visão da diretoria, dando apoio explicativo de resseguro para a tomada correta de decisões finais”, explica.

O conteúdo abrange desde a renovação com base na estratégia da empresa, a simulação das estruturas com um AS IF da conta de P&G, incluindo um trabalho conjunto com a área Financeira e Atuarial da companhia, até a comunicação de resultados a um CFO, CEO ou CUO e seus pontos de vista.

Os interessados devem ter conhecimento básico ou intermediário na área, pois não serão explicados conceitos de estruturas de resseguro, seus cálculos, vantagens e desvantagens. “Não se trata do curso tradicional de resseguro, mas de um curso prático sobre o que as pessoas que atuam com resseguro e reinsurance managers têm que lidar em cada renovação de contratos”, garante Larrea.

Com realização prevista para 23 de novembro, o curso será ministrado em São Paulo (SP) e tem investimento de R$ 495,00. As inscrições se encerram impreterivelmente no dia 17 de novembro e devem ser feitas pelo www.funenseg.org.br, onde mais informações estão disponíveis.

Imprima